sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Edificio - Desenvolvimento Projetual


Pelo fato do terreno estar localizado em um local de alto fluxo de veículos e um grande circulação de pedestres, busquei dar ao projeto, uma característica pouco comum ao edifícios de Uberlândia, o pilotis público.






Como o edifício contempla dois perfis de usuários, não houve a necessidade da criação das 40 vagas de garagem como foi solicitado no programa de necessidades, uma vez que a unidade habitacional destinada à moradores sozinhos, não tem a necessidade de contempla-los com duas vagas. Porém, as unidades destinadas à casais com filhos têm duas vagas para os carros.


Podemos perceber que o pilotis livre, cria espaços para convívio social, quer seja dos morados, seja dos transeuntes que se sentem a vontade para utilizar um espaço com muito verde. 


Vale ressaltar também que a circulação dos pavimentos é um bom local também para a socialização dos moradores.
Nas unidades foram pensados os ambientes separando seus usos em atividades privadas, sociais e fixas.
Como uso privado, foram classificadas atividades como dormir, estudar, trabalhar e em alguns casos armazenar.
Em atividades fixas, cozinhar, lavar, higienizar.
E, por fim, a área social, refeições, estar, receber e circular.
Sendo assim, com todas essas características pude nortear o desenvolvimento projetual.


Na unidade Tipo I, é destinada para moradores sozinhos com a possibilidade de expansão para um casal. Essa expansão se dá com o aumento do quarto pelo deslocamento da porta do quarto/varanda. Vale ressaltar que os vãos do guarda corpo da varanda e a da porta da varanda são os mesmos, podendo-se utilizar a mesma porta, apenas adaptando um guarda corpo na mesma.


Nessa tipologia, a estratégia de reaproveitamento da varanda também foi pensado, de modo que o apartamento que inicialmente destinado a um casal com um filho, pode se expandir para ate dois filhos.
Em ambas as unidades, os móveis para os quartos são escamoteáveis e se encontram pontos de estocagem por toda a unidade habitacional, tanto na tipologia I, como na II.






Nenhum comentário:

Postar um comentário